Jubileu de ouro da SSVP em Brazlândia
1872 Fundação da SSVP no Brasil – 1972 Fundação da SSVP em Brazlândia/DF

“A Sociedade de São Vicente de Paulo é um movimento cristão católico de leigos de boa vontade, homens e mulheres, espalhada pelo mundo inteiro, fundada em Paris, França em 1833, por um grupo de jovens católicos, e um mais velho que se reuniram para fundar a primeira Conferência da Caridade. Tendo como o principal fundador o beato Antônio Frederico Ozanam e como patrono o pai da caridade, São Vicente de Paulo.
A Sociedade de São Vicente de Paulo, no Brasil conhecida pelas iniciais “SSVP”, está colocada sob a proteção espiritual da Bem aventurada Virgem Maria e suas atividades se destinam à prática da caridade cristã, buscando, através da oração e ação, diminuir o sofrimento, restituir a dignidade humana e promover o resgate da cidadania, independentemente de cor, raça, sexo, nacionalidade, credo religioso ou convicção política.
Dizia então o beato Antonio Frederico Ozanam: “ Quando vi nossa pequena sociedade de caridade sendo formada, me alegrei, esperando que desse núcleo humilde um dia surgisse uma grande árvore”.
É por isso que com o coração saltando de alegria, nós vicentinos, vindos de várias cidades do DF , Águas Lindas, Padre Bernardo GO , Brazlândia estamos aqui com a comunidade, celebrando nesta santa missa em Ação Graças os 50 anos da fundação da SSVP, Sociedade de São Vicente de Paulo em Brazlândia. Um Jubileu de Ouro!
No ano de 1972 , em 18 de novembro, como está registrado no livro de ata doado pelo nosso saudoso padre Juiseppe Peligrine ele convidou um grupo de homens para fundar uma conferência vicentina nesta cidade. A reunião foi realizada no salão paroquial provisório na quadra 04 norte lote 33.
A semente da árvore sonhada pelo beato Antônio Frederico Ozanam, na França, encontrou aqui terra boa, fértil para germinar.
Precisou de caridosos agricultores os quais tenho o prazer em apresentá-los:
Gasparino Francisco de Assis; Antônio Braulino Rodrigues; Antônio Alves Pereira; Francisco Moreira da Silva; Juarez Morais dos Santos; Antônio Alexandre Bento; José Ribeiro de Camargo; Roberto Gonçalves Conceição; Catarino Antônio; Raimundo Ribeiro de Souza; Miguel Ribeiro de Souza; Mário Ribeiro de Souza e Mário Bezêrra; Antônio da Conceição; Raimundo Chavier de Paulo.
Destes fundadores alguns já estão nos braços de Pai, mas seus filhos continuam o trabalho deles, cantando, rezando, servindo a Deus. E aqui conosco estão os confrades fundadores Catarino Antonio; Raimundo Chavier e Miguel Ribeiro, testemunhas vivas desta história. Esta primeira conferência escolheu como padroeira Nossa Senhora Aparecida dando o seu nome a esta recém nascida conferência.
Os vicentinos servem com Esperança aqueles que estão em necessidade, destinam-se a procurar e encontrar as pessoas que são vítimas do esquecimento, da exclusão e da adversidade.
Agradecemos ao Padre Matias, a equipe da liturgia na pessoa da Evelyn, ao grupo Pedras Vivas com os cantos, a esta comunidade que sempre esteve nos ajudando com suas doações materiais e espirituais a
cumprirmos nossa vocação.
Lanço dois convites: Venha ser vicentino conosco! As Conferências são comunidades de amor, oração e ação! Há várias aqui em Brazlândia, Águas Lindas e Pe. Bernardo GO.
O outro convite é para você vicentino que está afastado. Sentimos muitas saudades de vocês, as famílias assistidas também sentem falta da sua conversa amiga durante as visitas semanais em suas casas.
Voltem! A SSVP precisa muito de vocês!
Convido a todos a cantarmos juntos o Hino a São Vicente de
Paulo.”
csc Maria Emerich








Publicar comentário